6 Tecnicas Para Desenhar Bem Que Você é Obrigado a Saber!

 

Por quê deves saber essas tecnicas para desenhar bem?

tecnicas-para-desenhar-bem-deves-saber

Como Desenhar é à base de técnicas e treinos, achar que não precisa disso é um ERRO.

Se você não souber nenhuma ou poucas tecnicas para desenhar, às vezes (quase sempre) vais se matar para fazer coisas, sendo que poderia ser muito mais simples.

Elas fazem com que você atinja seu objetivo no desenho muito mais rápido e, além disto, o resultado fica muito melhor.

tecnicas-para-desenhar-bem-buscar-conhecimentoQuando comecei a desenhar eu não pesquisava conhecimento, mas quando comecei a pesquisar, tudo ficou mais simples.

Comecei a fazer meus desenhos muito mais rápidos, e os resultados bem melhores. Por quê? Pois técnicas são essenciais, e existem muitas.

Então decidi separar as seis principais tecnicas para desenhar bem, no qual um desenhista é OBRIGADO a saber.

E todas elas podem ser usadas em mais de um estilo de desenho, esse é um dos motivos de serem as principais também.

Mas se alguém souber uma a mais que deveria estar nesta lista de técnicas de desenho, deixe no comentário beleza?

Quais as Essenciais Tecnicas Para Desenhar Bem? (Tens que saber, e Usar)

tecnicas-para-desenhar-bem-quais-essenciais

Técnica #1: Formas;

Sobre:

Essa é a técnica de formas geométricas, a mais essencial de todas, pois você usa ela para simplesmente TODOS os estilos de desenho.

É uma técnica que te ajuda a desenhar qualquer coisa, até mesmo o Ivan Querino, o professor do Curso Online aprenda a desenhar do zero da Escola ADS fala isso, ele usa bem esse método para fazer qualquer desenho dele (claro que bem usado).

Como funciona essa técnica:

Em todo o inicio de desenho você vai tentar simplificar tudo para formas geométricas (com o lápis fraco).

tecnicas-para-desenhar-bem-formasCom elas você vai ter uma base para começar a criar o desenho, vais notar que tudo vai ficar mais fácil.

Deves estar pensando que vais usar desenhos para desenhar, e que vai ser mais para objetos. Não não, elas são usadas em tudo mesmo, principalmente em pessoas.

Para você ter uma noção, existem técnicas de desenho separadas de como desenhar nariz, boca, rosto, corpo e muito mais, apenas usando ela. Aqui no blog mesmo já mostrei algumas.

Abaixo está um link para uma aula no qual você vera melhor ainda como funciona está técnica.

Link para o vídeo aula abaixo:

“Link Para a Aula”

Técnica #2: Copiar Desenhos (Grade)

Sobre:

Está técnica de grade é usada mais para quem deseja copiar algo. Com base nisso é usado mais em desenhos realistas para copiar fotos.

Mas não precisa ser para isso claro, eu, por exemplo, também uso quando vou fazer desenhos 3d ou copiar um desenho digital.

Como funciona:

Existem dois tipos de grade, a básica e a mais complexa.

tecnicas-para-desenhar-bem-gradeMas o que tens que fazer é pegar a foto (exemplo) que vais copiar, e uma régua. Divida ela em grades. Exemplo: divida ela em quadradinhos de 2,5 x 2,5cm.

Agora na folha que vais desenhar você divide pelos mesmos tanto de quadradinhos, com a mesma proporção de 2,5 x 2,5cm.

Ou você pode aumentar ou diminuir a proporção, vai depende se queres diminuir ou aumentar o que tais copiando.

Vai dar problema? Fique tranquilo que não vai, você agora só tem que copiar em cada quadradinho o que tem no outro da foto.

Esse é primeiro método, tem o outro, mas nem vou por aqui por não ser necessário. Se você quiser ver mais, abaixo tem um conteúdo meu que fala especificamente desta técnica de forma.

“Link do conteúdo”

Técnica #3: Sombreado (Disfarce a Luz)

Sobre:

Sabe aquelas vezes que você está desenhando e começa a sombrear, mas depois percebes que tem sombra onde era pra ter luz e vice versa?

Ou às vezes você desenha e nem chega a perceber isso, ou na hora do desenho fica se perdendo aonde vai ser sombreado e onde vai bater a luz?

Pois então, essa técnica de desenho é bem simples e pode te ajudar bastante para você não se perder mais.

Como funciona:

como-se-aprende-a-desenhar-luzVocê tem que decidir da onde virá à luz, e desenhar uma lâmpada direcionada como na imagem ao lado.

Algo simples, mas assim não vai esquecer mais da onde a luz vem.

Técnica #4: Sombreado (Usando apenas Traços)

Sobre:

como-se-aprende-a-desenhar-sombreado-tracosTem pessoas que tem dificuldade em fazer sombreado, pelo fato de ter que esfumar e outros motivos.

Uma dica que posso dar é usar essa técnica de traços, muitas pessoas usam para vários estilos de desenho, e até mesmo fazem assim e depois esfumam.

Como funciona:

tecnicas-para-desenhar-bem-tracos-cruzadosPara fazer ela você precisa cruzar os traços, nos lugares que tiverem mais sombras terá mais traços cruzados, e nos com menos terá poucos.

Também é simples, mas é uma técnica de desenho no qual precisa de muito treino, e para treinar ela você precisa saber qual a direção dos traços.

Na imagem ao lado mostra bem como devem ser a direção dos traços.

Técnica #5: Sombreado (Linhas de Identificação)

Como funciona:

tecnicas-para-desenhar-bem-linhas-identificacaoEstá técnica é usada para auxiliar aonde vai ter sombra, ou seja, onde estiver sombra você vai fazer uma linha, e com ela você vai sombrear em volta.

Veja como na imagem ao lado os riscos tem uma curvatura conforme a sombra, e ela é a base pra fazer o sombreado.

Mas comece de leve, com a linha de identificação fraca, e vá aumentando ela conforme escurecendo a sombra.

Técnica #6: Luzes Reforçadas (Usando a Borracha)

Como Funciona:

tecnicas-para-desenhar-bem-borrachaUma das tecnicas para desenhar bem, e mais usada para o final dando um resultado muito melhor. Também usasse para fazer cabelos e detalhes de luzes pequenos.

Às vezes as pessoas ou até você mesmo param de desenhar achando que está pronto, sendo que o desenho está claro.

tecnicas-para-desenhar-bem-contrasteUma dica minha é sempre começar com sombreado fraco e ir deixando ele cada vez mais escuro dando um ótimo contraste como na imagem ai lado.

Mas além de escurar as sombras, nos pontos de luzes você pega uma borracha e deixe bem claro.

Se forem fiapos não tem problema, apenas pegue uma parte fininha da borracha e use-a. O resultado final ficará muito melhor.

O Que Você Pode Concluir Então?

tecnicas-para-desenhar-bem-concluir

Técnicas de desenhos ajudam? Como?

Essas tecnicas para desenhar bem são essenciais para você. Tens que conhecê-las e treinar bastante para seus desenhos irem cada vez mais além, e tudo se tornarem mais simples.

Essas são as principais técnicas que digo para você, mas não podes deixar de ir atrás de conhecimento.

tecnicas-para-desenhar-bem-conhecimentoComo eu disse, desenho é à base de conhecimento, e para isso você precisa busca-lo, pois brotar na sua mente não vai…

Um exemplo aqui no blog Aprendendo a Desenhar tem várias dicas e técnicas que estamos disponibilizando para você. Até mesmo o curso do Ivan Querino.

Falando nisso, vou falar um pouco do curso de desenho da Escola ADS já que estamos falando em ter conhecimento. Você não pode deixar de conhecer, então leia o pouquinho que falo dele abaixo.

Um Curso de Desenho Ajudaria?

No artigo anterior a este falo sobre como se aprende a desenhar da maneira certa, falando também se um curso de desenho ajudaria, e se é mais viável um online ou um presencial.

E é claro que ajuda, e muito. Também disse que prefiro muito mais o online por vários e vários motivos.

tecnicas-para-desenhar-bem-curso-de-desenhoO online tem mais conteúdo, você cria um grupo maior de pessoas para compartilharem dicas e desenhos, além de você ter uma oportunidade de trabalho bem maior, pois toda hora estão procurando alguém para ilustrações, caricaturas e etc…

Mas não vou falar do curso todo aqui por não ser o objetivo do conteúdo. Mas convido você para conhecer clicando no link abaixo indo para o vídeo de apresentação.

Para ter autorização e assistir o vídeo tens que por o e-mail, mas fique tranquilo que não vais receber spam, é apenas para autorizar o vídeo e ganhar conteúdo valioso.

Clique no Link abaixo e conheça o curso:

“Link Para Conhecer o Curso Aqui”

Espero que você goste da apresentação e que tenha percebido como o conhecimento é importante.

E não se esqueça de treinar essas principais tecnicas para desenhar bem.

Deixe uma resposta

Nome *
E-mail *
Site